
Palmeiras
Em dezembro de 2014 foi contratado pelo Palmeiras. Fez sua estréia oficial pelo clube no Campeonato Paulista, sendo marcado por uma preleção forte e histórica. Foi vice-campeão paulista e escolhido o melhor lateral esquerdo da competição. Ainda em 2015 sagrou-se campeão da Copa do Brasil, onde levantou a taça como capitão da equipe. Agora em 2016, segue para mais uma temporada na equipe alviverde.

Grêmio 
O jogador se apresentou dia 4 de junho de 2012 no Grêmio, ganhando a camisa 10 e, tornando-se um dos destaques do time, juntamente com Elano, Gilberto Silva, Marcelo Moreno e Marcelo Grohe.

Al - Gharafa
Em junho de 2011, após o fim do contrato, Zé Roberto anunciou que não renovaria com o Hamburgo. Foi para o Oriente Médio, mais precisamente para o Catar jogar pelo Al-Gharafa, para ocupar o lugar de Juninho Pernambucano, que foi repatriado pelo Vasco.

Hamburgo 
Na janela de transferências da temporada 2009 | 2010, Zé Roberto se transferiu para o Hamburgo, da Alemanha, assinando um contrato de dois anos.

Santos
Ainda em 2006, após nove anos fora do Brasil, Zé Roberto assinou um contrato de dez meses com o Santos. Apontado como o melhor jogador em atividade no país durante o primeiro semestre de 2007, Zé Roberto foi uma peça importante. Conquistou o Campeonato Paulista e levou o Santos ao terceiro lugar na Copa Libertadores da América.

Seleção Brasileira 
Zé Roberto tem experiência de sobra com a amarelinha. São duas Copas do Mundo no currículo: a de 1998, na França; e a de 2006, na Alemanha, quando integrou a seleção do torneio eleita pela Fifa e por duas vezes foi eleito o jogador da partida. Faturou quatro títulos: as Copas América 1997 e 1999 e as Copas das Confederações 1997 e 2005. Acumula 85 exibições pela equipe principal do Brasil, em pouco mais de 100 convocações.

Bayern Munique
Quase cinco anos após desembarcar em terras germânicas,
em 2003 o já meio-campista mudou-se para Munique, onde
definitivamente marcaria seu nome no Velho Continente.
Contratado pelo Bayern, aos poucos mostrou-se um jogador
completo. Competitivo, pelo poder de marcação adquirido no
país, e de grande qualidade técnica, condição inata ao seu
talento.
Além da melhor fase de sua trajetória nos gramados, a combinação rendeu-lhe muitos títulos. Dez deles especificamente: quatro Bundesliga, quatro Copas
da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã.

Bayer Leverkusen 
Zé alcançou o topo de sua carreira na Europa, quando chegou a Alemanha para se acertar com o Bayer Leverkusen no final dos anos 90. Por lá, jogou ao lado de grandes personagens do futebol internacional como o bulgaro Dimitar Berbatov e o goleiro Hans-Jörg Butt.

Flamengo
Na mesma temporada foi emprestado ao Flamengo. Chegou a tempo de disputar o Campeonato Brasileiro de 1998, atuando diversas vezes como lateral esquerdo. Tinha feito um bom ano com a camisa do clube carioca, o suficiente para o levar de volta a Europa.

Real Madrid 
Seu último ano na Portuguesa foi 1997, quando transferiu-se oficialmente para o Real Madrid. Sua camisa na época era a 21, que foi deixada pelo ex-astro do futebol espanhol Luis Enrique. Na época tornou-se a maior transação do futebol brasileiro envolvendo um lateral esquerdo.

Portuguesa
ANO DE 1994
Zé Roberto começou sua carreira na Portuguesa/SP
ANO DE 1996
No ano de 1996, Zé Roberto ganhou projeção nacional e alcançou o vice-campeonato brasileiro.